CRS - SISTEMA CAMMON RAIL
UPS - SISTEMA DE BOMBA UNITÁRIA
BICO INJETOR
VELA AQUECEDORA
BOMBA DISTIBUIDORA VE
BOMBA INJETORA EM LINHA
UIS - SISTEMA DE UNIDADE INJETORA
DICAS IMPORTANTES

 

CRS - SISTEMA CAMMON RAIL

O controle eletrônico do sistema de injeção representa um grande passo no desenvolvimento de motores Diesel. O moderno sistema Cammon Rail Bosch apresenta a mais nova tecnologia empregada em sistemas de injeção.

Neste sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível estão desacopladas, o que significa que a bomba gera uma alta pressão que fica disponível para todos os injetores através de uma galeria comum, podendo ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim de injeção são precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, o que proporciona excelente desempenho, baixo ruído e baixa emissão de poluentes.

Este sistema totalmente flexível pode ser aplicado desde carros de passeio até caminhões e ônibus. Representa um enorme potencial para as futuras aplicações com motores diesel.

 

 

 

UPS - SISTEMA DE BOMBA UNITÁRIA

Exigências cada vez maiores levaram ao desenvolvimento de diversos sistemas de injeção diesel.
Os modernos motores diesel devem operar com baixa emissão de poluentes, alta rentabilidade, alta potência e alcançar alto torque sendo, ao mesmo tempo, silenciosos.
No sistema UPS, para cada cilindro do motor existe uma bomba de alta pressão estreitamente ligada ao injetor do respectivo cilindro. Esta bomba e acionada pelo eixo de comando do motor, comprimindo o combustível. Através de um acionamento eletrônico, a unidade de comando aciona a válvula eletromagnética que libera então a passagem de combustível sob alta pressão ao injetor.
Este comando eletrônico é precisamente calculado para cada condição de rotação e carga, assegurando o melhor funcionamento do motor.

 

 

 

OUTROS COMPONENTES DOS SISTEMAS DE INJEÇÃO DIESEL - BICO INJETOR

Os bicos injetores e os respectivos porta-injetores são os elementos de ligação entre a bomba injetora e o motor Diesel. São os responsáveis pela atomização do combustível injetado sob alta pressão na câmara de combustão do motor, o que proporciona melhor mistura ar-combustível e melhor queima.
É necessário que estejam em perfeitas condições de funcionamento para garantir uma combustão completa, baixa emissão de poluentes e economia de combustível. Por estarem submetidos a severas condições de variação de temperatura e pressão, necessitam de um processo de fabricação de grande precisão e qualidade para assegurar um bom desempenho durante toda sua vida útil.

 

 

 

OUTROS COMPONENTES DOS SISTEMAS DE INJEÇÃO DIESEL - VELA AQUECEDORA

Motores diesel frios tem partida difícil, por isso necessitam de dispositivos auxiliares para partida. A vela Aquecedora Bosch garante que a temperatura dentro da câmara de combustão atinja cerca de 850ºC com total segurança, mesmo em circunstâncias críticas como motor em marcha lenta, temperatura externa baixa e motor frio.
Os filamentos da Vela Aquecedora são fabricados com uma liga especial patenteada pela Bosch, e são fixados com pó compacto de óxido de magnésio, que é eletricamente isolante porém com alta condutividade térmica, garantindo rápido aquecimento e alta vida útil.
Após a partida, as Velas Aquecedoras Bosch continuam regulando a temperatura, permitindo o funcionamento ótimo do motor e diminuindo a emissão de gases poluentes.

 

 

 

BOMBA DISTRIBUIDORA VE

Motores menores e de mais alta rotação requerem um sistema de injeção leve, compacto e capaz de dosar de forma exata quantidades mínimas de combustível por injeção. Estes requisitos são atendidos pelas bombas distribuidoras VE Bosch, que conseguem ainda garantir um desempenho de alta performance ao motor diesel.
Na bomba distribuidora VE, a bomba alimentadora, bomba de alta pressão e regulador centrífugo estão todos agrupados em uma unidade compacta e diferentemente da bomba em linha, a pressão é gerada por um único elemento de bomba para os cilindros do motor. Durante uma rotação do eixo de acionamento, o pistão executará tantos cursos quantos forem os cilindros do motor a ser alimentado e o controle de débito, início e fim de injeção são precisamente controlados por um complexo sistema mecânico.
A Bosch também disponibiliza para o mercado peças de reposição avulsas.

 

 

 

BOMBA INJETORA EM LINHA

Os motores Diesel hoje possuem uma ampla gama de aplicações para suas várias versões de torque e potência, sendo aplicados desde veículos comerciais leves até locomotivas e navios.
Isso tudo é possível devido à flexibilidade e variedade dos sistemas que proporcionam um motor de baixo consumo de combustível, baixa emissão de gás de escape e alta longevidade.
Desde o início da utilização dos motores diesel, a bomba injetora em linha estava presente, realizando a injeção de combustível na medida certa e na hora certa para cada condição de rotação e carga de motor.
As bombas injetoras em linha possuem um elemento constituído de pistão e cilindro para cada cilindro do motor, estando estes elementos dispostos em linha.
Existem ainda válvulas de pressão entre a câmara de alta pressão da bomba e o tubo de pressão. Estas válvulas determinam o fim exato da injeção, diminuem as injeções suplementares no bico e promovem em mapeamento uniforme da bomba.
A Bosch também disponibiliza para o mercado peças de reposição avulsas.

 

 

 

UIS - SISTEMA UNIDADE INJETORA



Integrando a bomba de alta pressão e bico injetor em uma unidade compacta para cada cilindro do motor, a sistema UIS substitui a conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso de tubulações de alta pressão, o que possibilita atingir picos de pressão mais elevados.

Cada unidade injetora é montada no cabeçote do motor, realizando a injeção direta em cada cilindro. A injeção e controlada através de uma válvula eletromagnética de acionamento rápido comandada pela unidade de comando eletrônica, que determina o melhor momento e quantidade de combustível a ser injetada para cada condição de operação do motor de acordo com as informações obtidas através dos diversos sensores instalados no motor, proporcionando um funcionamento eficiente e seguro, incluindo funções de diagnose do sistema.

 
 

DICAS IMPORTANTES

Cuidado na hora de abastecer
Certifique-se da qualidade do combustível que deve ser bem filtrado e isento de água, pois somente 3% de água é capaz de danificar a bomba injetora. Procure abastecer completando o tanque sempre no final da tarde. Isso evita a condensação e impede o acúmulo de água (esse fato acontece porque o diesel aquece em contato com a bomba injetora e retorna para o tanque).

Drenar diariamente o reservatório de decantação de água.
Isso evita que a água entre em contato com a bomba injetora, pois caso isso aconteça, poderá danificar seus componentes internos de forma irreversível.

Lubrificantes
Saiba que o óleo diesel é o principal lubrificante dos componentes internos da bomba distribuidora.

Partículas metálicas
Uma vez danificada a bomba, poderá liberar partículas metálicas que seguirão em direção ao bico injetor, bloqueando sua abertura, ou travando-os de forma aberta. Se os bicos travarem abertos, acarretará um excesso de injeção podendo destruir o motor.

Manutenção preventiva
Crie o hábito de fazer a manutenção preventiva em sua bomba injetora.